Menu Fechar

COMUNICADO CORONAVIRUS (COVID-19)

A toda a comunidade ZERO DESPERDÍCIO - doadores, recetores, facilitadores, voluntários e todos os demais que connosco de forma direta ou indiretamente nos apoiam e ou colaboram:
Por intermédio da Rede ZERO DESPERDÍCIO, mensalmente, são canalizadas para centenas de milhares de famílias e pessoas/ beneficiárias, centenas de milhares de “refeições equivalentes” doadas, reportadas e monitorizadas que nos permitem medir continuamente os impactos das doações e das operações da nossa/vossa rede disponíveis em www.dariacordar.org).

Face às extraordinárias circunstâncias que estamos a vivenciar, impõem-se medidas de contenção a esta pandemia que o mundo não previu e ainda desconhece os seus contornos e evolução, anunciadas pelo Governo de Portugal que terão inevitáveis consequências na eficácia e funcionamento da Rede ZERO DESPERDÍCIO, tanto pelo encerramento ou diminuição da atividade do lado dos doadores, como por parte dos recetores que também encerram ou diminuem a sua atividade e capacidade de atuação.
Partilhamos com todos vós a nossa enorme apreensão pois sabemos perfeitamente que nos tempos próximos não só as necessidades/insuficiências na alimentação diária destas famílias e pessoas abrangidas pela rede se vão manter, como, muito provavelmente, aumentar.

Informamos que a nossa/vossa Equipa ZERO DESPERDÍCIO continuará a funcionar com todas as suas capacidades e ferramentas de gestão para os que ainda possam e queiram manter as doações e recolhas, bem como, estamos disponíveis para apoiar processos de redistribuição de outros bens e produtos que sobrem dum lado e façam falta noutro, sempre que o nosso modelo operacional servir, ainda que com adaptações.

A rede e modelo ZERO DESPERDÍCIO estão já consolidados, mas sempre atentos e em melhoria contínua, pelo que as vossas ideias e sugestões são muito bem-vindas, sejam no combate ao desperdício alimentar que juntos travamos já ou na valorização doutros fluxos e bens.
A todos que desde 2011 contribuíram para fazermos este caminho, a nossa enorme gratidão e reconhecimento. Este modelo de gestão/operação de economia circular e colaborativa que juntos constituímos só é possível convosco, pessoas e parceiros públicos e privados, mobilizados, empenhados, comprometidos e responsáveis (social e ambientalmente).

Enquanto Associação e Movimento de Cidadania, entendemos ser oportuno lembrar que sem pessoas não há a economia e as pessoas são, pela sua condição humana, frágeis e vulneráveis (conforme esta pandemia evidencia) com necessidades básicas comuns que não estão ainda suficientemente asseguradas pelo que apelamos a que quaisquer decisões e escolhas políticas incidam e priorizem a melhoria contínua da qualidade e dignidade de vida dos portugueses, enquanto pessoas e enquanto comunidade.

ZERO DESPERDÍCIO
Nada se perde, tudo se transforma

Sobre a ZERO DESPERDÍCIO:
É um movimento que assenta nos princípios da economia circular, social e sustentável, da DARIACORDAR - Associação para a Recuperação de Desperdício, fundada em 2011 que tem como visão evitar o resíduo/desperdício. Em plena crise económica, foi lançado em 2012 o Movimento de Cidadania ZERO DESPERDICIO, com o lema “Portugal não se pode dar ao lixo” by J.W.T. Em 2017, com a J.W.T. apresentámos a nova assinatura “Nada se perde, tudo se transforma” e assim queremos continuar.