Menu Fechar
perda e desperdício de alimentos
Projetos de Economia Circular
ECONOMIA CIRCULAR
A economia circular é um modelo de produção e de consumo que envolve a partilha, o aluguer, a reutilização, a reparação, a renovação e a reciclagem de materiais e produtos existentes, enquanto possível. Desta forma, o ciclo de vida dos produtos é alargado.
Fonte: Parlamento Europeu, 2021

PROJETOS DE
ECONOMIA CIRCULAR

Na prática, a economia circular implica a redução do desperdício ou dos resíduos ao mínimo. Quando um produto chega ao fim do seu ciclo de vida, os seus materiais são mantidos dentro da economia sempre que possível, podendo ser utilizados uma e outra vez, o que permite assim criar mais valor. A economia circular contrasta com o modelo tradicional, o modelo económico linear baseado no princípio “produz- utiliza-deita fora”. Este modelo exige vastas quantidades de materiais a baixo preço e de fácil acesso e muita energia (Parlamento Europeu, 2021).

No cumprimento da sua missão o Movimento ZERO DESPERDÍCIO da DARiACORDAR está envolvido em diversos projetos de economia circular: Sensibilização para a sustentabilidade ambiental, através da realização de workshops e disponibilização de recursos pedagógicos; Realização de eventos sobre a temática; Iniciativa ZERO DESPERDÍCIO no âmbito da recuperação de excedentes; Web App ZERO DESPERDÍCIO 360; Projeto no âmbito da Saúde Oral; projeto Europeu FORCE - Cities Cooperanting for Circular Economy; Compromisso Zero Desperdício.

Force_Circular_Economy

 

FORCE
COMISSÃO
EUROPEIA

 

 

PROJETO SOCIAL
SAÚDE ORAL

 

zero desperdício webapp

 

PLATAFORMA 
ZERO DESPERDÍCIO WEBAPP