Menu Fechar
perda e desperdício de alimentos
perda e desperdício de alimentos
Slide
Alimentos perdidos e desperdiçados
Todos os dias se perdem e desperdiçam alimentos que impactam diretamente o nosso dia a dia, sem nos darmos conta. Está nas nossas mãos informarmo-nos e escolhermos um modo de vida com menos desperdício e mais sustentabilidade.
Perda e desperdício de alimentos
Slide
Alimentos perdidos e desperdiçados
Todos os dias se perdem e desperdiçam alimentos que impactam diretamente o nosso dia a dia, sem nos darmos conta. Está nas nossas mãos informarmo-nos e escolhermos um modo de vida com menos desperdício e mais sustentabilidade.
Perda e desperdício de alimentos
previous arrow
next arrow

Perda e Desperdício
de alimentos

 

Fonte: FAO. 2019. The State of Food and Agriculture 2019. Moving forward on food loss and waste reduction. Rome.
Licence: CC BY-NC-SA 3.0 IGO.

 
A perda e desperdício de alimentos é geralmente considerada indesejável e algo a ser evitado.
A redução da perda e desperdício de alimentos é vista como uma forma de diminuir os custos de produção, melhorar a segurança alimentar e nutricional e contribuir para a sustentabilidade ambiental, nomeadamente aliviando a pressão sobre os recursos naturais e diminuindo as emissões de gases com efeito de estufa (GEE). No contexto desafiante de alimentar de forma sustentável uma população mundial projetada para atingir quase 10 biliões em 2050, minimizar a perda e desperdício de alimentos e aproveitar ao máximo os recursos que sustentam o sistema alimentar são considerados particularmente importantes.
 
A perda e o desperdício de alimentos tornaram-se uma questão global importante e está consagrado no ODS 12 (Produção e consumo sustentáveis), que ainda estabelece uma meta específica relacionada com a redução da perda e do desperdício de alimentos: A meta 12.3 do ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis) exige reduzir para metade o desperdício alimentar global per capita reduzindo a perda de alimentos ao longo das cadeias de produção e abastecimento, incluindo perdas pós-colheita, até 2030.
 
 

Perda e desperdício de alimentos e ODS

 
A redução da perda e do desperdício de alimentos tem ainda implicações positivas noutros ODS, como o ODS 2, que engloba acabar com a fome e alcançar a segurança alimentar e melhor nutrição; ODS 6 (gestão sustentável da água), ODS 11 (cidades e comunidades sustentáveis), ODS 13 (alterações climáticas e seus impactos), ODS 14 (conservação e uso sustentável dos recursos marinhos) e ODS 15 (uso sustentável dos ecossistemas terrestres, florestas, terras e biodiversidade). Considera-se poder existir efeitos indiretos sobre outros ODS: ODS 1 (erradicação da pobreza), ODS 8 (crescimento económico sustentável e emprego decente para todos) e o ODS 10 (redução das desigualdades). Ao mesmo tempo, o progresso em outros ODSs pode ter impactos benéficos em termos de redução da perda e desperdício de alimentos. Esses ODSs incluem: ODS 5 (alcançar a igualdade de género), ODS 7 (acesso a energia sustentável e a preço acessível), ODS 9 (construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação) e o ODS 17 (fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global, para o desenvolvimento sustentável). No entanto, a importância destas conexões varia muito entre países e depende das ações implementadas para a redução da perda e desperdício de alimentos. Sem considerar a provável magnitude e significância, a Figura 1 resume as ligações potenciais entre a redução da perda e do desperdício de alimentos e os objetivos dos restantes ODS.
Diminuir a perda e o desperdício de alimentos parece um objetivo simples e razoável. Claramente, que é questionável deixar que os alimentos se deteriorem por negligência ou manuseio incorreto, assim como descartar a alimentos que poderiam ser consumidos por humanos.
 

Figura 1: Perda e desperdício de alimentos e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis)
Perda e desperdício de alimentos e objetivos de desenvolvimento sustentáveis
 

O QUE É A PERDA E O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Perda de alimentos - o resultado de decisões e ações dos fornecedores - afeta o fornecimento de alimentos: se as perdas de alimentos forem reduzidas, o fornecimento de alimentos para a cadeia de fornecimento de alimentos aumenta. A rigor, as perdas alimentares dizem respeito a todas as fases da cadeia de abastecimento alimentar até, mas excluindo, o ponto em que existe interação com o consumidor final, excluindo assim o retalho, os fornecedores de serviços alimentares e e os consumidores.
 
Desperdício de alimentos - o resultado de decisões de compra por parte dos consumidores, ou decisões de retalhistas e fornecedores de serviços de alimentação que afetam o comportamento do consumidor.

 

PORQUE É IMPORTANTE REDUZIR A PERDA E DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

 
A FAO estima que 1.3 mil milhões de toneladas de alimentos são desperdiçados anualmente causando grandes perdas económicas, como também graves impactos nos recursos naturais dos quais a humanidade depende para se alimentar.
 
A perda e o desperdício de alimentos prejudicam a sustentabilidade de nossos sistemas alimentares. Quando os alimentos são perdidos ou desperdiçados, todos os recursos que foram usados ​​para produzi-los - incluindo água, terra, energia, trabalho e capital - são desperdiçados. Além disso, quando a perda e o desperdício se transforma em resíduos depositados em aterros, conduz à emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para que sucedam as alterações climáticas. A perda e o desperdício de alimentos tem, adicionalmente, um impacto negativo na segurança e disponibilidade de alimentos e contribui para aumentar o custo dos alimentos.
 
Os sistemas alimentares não podem ser resilientes se não forem sustentáveis. Assim, é necessário focarmo-nos em abordagens integradas e desenhadas para reduzir a perda e o desperdício de alimentos. São necessárias ações global e localmente para maximizar o uso dos alimentos que produzimos. A introdução de tecnologias, soluções inovadoras (incluindo plataformas de comércio eletrónico, plataformas agregadoras e de marketing), novas formas de trabalhar e boas práticas para assegurar a qualidade dos alimentos e reduzir a perda e o desperdício de alimentos são essenciais para implementar essa mudança transformadora na sociedade.

FACTOS

- As perdas pós-colheita podem diminuir a disponibilidade de alimentos e reduzir a renda dos pequenos proprietários.
- Muitos países lidam com a crescente demanda por alimentos aumentando a produção agrícola, em vez de reduzir a perda e o desperdício de alimentos, resultando num impacto negativo sobre os recursos naturais.
- Os maiores níveis de perdas de frutas e vegetais geralmente ocorrem na colheita e durante o transporte.
- A redução da perda de alimentos perto da fazenda e na cadeia de manejo pós-colheita é mais eficaz no combate à insegurança alimentar e no alívio do stresse sobre a terra e os recursos hídricos.
A redução de perdas no retalho e no consumidor final da cadeia de abastecimento de alimentos é fundamental para reduzir as emissões de gases de efeito estufa.
- A recuperação e redistribuição de alimentos contribuem para aumentar o acesso aos alimentos e melhorar a dieta de pessoas com insegurança alimentar.

 

IMPACTOS

 
- O valor monetário das perdas de alimentos - mais de 400 bilhões de dólares - é quase equivalente ao PIB da Áustria.
- As perdas de alimentos na África Subsaariana - onde muitos pequenos agricultores vivem com menos de US $ 2 por dia - somam US $ 40 bilhões anualmente.
- Trinta e oito por cento (38%) do consumo total de energia no sistema alimentar global é utilizado para produzir alimentos que são perdidos ou desperdiçados (FAO, 2015a).
- A pegada de carbono global da perda e desperdício de alimentos, excluindo as emissões da mudança do uso da terra, é de 3,3 giga toneladas de dióxido de carbono (CO2) equivalente, correspondendo a cerca de 7 por cento do total de emissões de GEE. (FAO, 2011).
- O uso de recursos hídricos superficiais e subterrâneos (água azul) atribuível à perda ou desperdício de alimentos é de cerca de 250 km3, representando cerca de 6% da retirada total de água. (FAO, 2011).
- Quase 1,4 bilhão de hectares, equivalente a cerca de 30 por cento das terras agrícolas do mundo, são usados para produzir alimentos que mais tarde são perdidos ou desperdiçados. (FAO, 2011)