Menu Fechar
Recuperação de Excedentes Alimentares
Slide
Era uma vez nove cidadãos que lançaram o MOVIMENTO ZERO DESPERDÍCIO...

O MOVIMENTO

A ZERO DESPERDÍCIO nasceu de um movimento de cidadania, quando em plena crise económica e social se assistia ao depósito de enormes quantidades de refeições e alimentos em fim-de-vida em contentores de resíduos, normalmente em contentores resíduos, alimentação animal ou compostagem
 
Com origem na DARIACORDAR - ASSOCIAÇÃO PARA A RECUPERAÇÃO DE DESPERDÍCIO, uma associação sem fins lucrativos criada em 2011, com o objetivo de transformar o mundo através da prevenção de produção de resíduos em todas as áreas da indústria, comércio e consumo, e da adoção de comportamentos associados à responsabilidade ambiental: prevenção, recuperação, reutilização, reciclagem e inovação, O MOVIMENTO tem recebido diversas distinções e prémios nacionais e europeus (consulte AQUI), pelo movimento ambiental e social que representa, pelo empreendedorismo sustentável implícito no seu modelo de negócio e pela inovação do seu modelo operacional, contribuindo de forma significativa para que entidades do setor do comércio, retalho, restauração e similares transformem os seus modelos de negócio baseados numa economia linear, para uma economia circular e colaborativa.

O NOSSO PERCURSO

2008

Petição Pública online contra o desperdício alimentar e apresentada na Assembleia da República.

Recolheu mais de 80.000 assinaturas

2011

Constituição da DARiACORDAR

Associação para a Recuperação do Desperdício que deu origem à ZERO DESPERDÍCIO permitindo desenvolver a nossa atividade diária com as entidades que se encontram no terreno.

DARIACORDAR

2012

“Portugal não se pode dar ao lixo”

Arranque do 1º Movimento Contra o Desperdício alimentar, com o lançamento da campanha nacional sobre Desperdício Alimentar, em parceria com a agência de publicidade J. Walter Thompson, da qual nasceu o Hino do movimento, com a participação de diversos cantores portugueses. A campanha contou desde o início com o apoio da Fundação PT, da Sapo, do GCI, da VdAd, da Strategos e da Addapters.

Estabelecimento aderente ao Movimento Zero Desperdícioportugal não se pode dar ao lixoCartaz Portugal não se pode dar ao lixo        Hino DARiACORDAR Portugal não se pode dar ao lixo

2015/2016

Coleção de Livros Zero Desperdício & Coleção Alimentação Segura, Saudável e Sustentável

Dirigida aos mais novos e familiares, visa conscientizar para a problemática do Desperdício Alimentar e como evitá-lo, bem como realizar uma alimentação saudável. No final de cada livro existem atividades para serem desenvolvidas. Esta coleção entra para o Plano Nacional de Leitura, durante o ano 2017.

A Rita Encolheu e Agora?A Vida Difícil de Uma ManteigueiraConfusão no Corredor dos EnlatadosO Tio Desafio

2016

Projeto Europeu FORCE – Cities Cooperanting for Circular Economy

O Plano Estratégico e Operacional ZERO DESPERDÍCIO é utilizado como base ao projeto Europeu que visa replicá-lo a outras cidades europeias e a outros fluxos.

FORCE_EU_Project

2017

Alargamento da Rede REDE ZERO DESPERDÍCIO ao Grande Porto

Replicação da operação ZERO DESPERDÍCIO aos municípios geridos pela LIPOR

LIPOR

2018

REBRANDING ZERO DESPERDÍCIO

Era chegada a hora de refrescar a nossa imagem e a nossa assinatura: “NADA SE PERDE. TUDO SE TRANSFORMA.“

  Zero Desperdíciologo zero desperdício

2019

ZERO DESPERDÍCIO EM TODO O TERRITÓRIO NACIONAL

Iniciámos a prestação de um serviço de gestão de quebras diárias a duas importantes cadeias de hipermercados, a nível nacional.

2020

DESENVOLVIMENTO DA PLATAFORMA ZERO DESPERDÍCIO 360

Projeto desenvolvido ao Abrigo do Fundo Ambiental, no âmbito da prevenção e combate ao Desperdício Têxtil, em Portugal.

ZERO DESPERDÍCIO 360 WEBAPP 

2023

UMA NOVA IMAGEM

A Dariacordar apresenta a nova imagem e integra toda a rede Zero Desperdício passando a designar-se Rede Dariacordar

https://dariacordar.org/wp-content/uploads/2023/03/com-assinatura-768x227.png
[bold_timeline_item_button title=”Expand” style=”” shape=”” color=”” size=”inline” url=”#” el_class=”bold_timeline_group_button”]