Menu Fechar
Calculadora de consequências do desperdício
Slide
Se fosse possível ver as consequências do desperdício num futuro próximo... Não podemos ver mas podemos saber a pegada do nosso desperdício.

CONSEQUÊNCIAS
DO DESPERDÍCIO

Em todas as partes do mundo se desperdiçam alimentos, enquanto parte da população passa fome. Do total de alimentos desperdiçados - um terço do que se produz é desperdiçado ou dado como perdido - seria possível acabar com a fome no mundo com os excedentes alimentares que se desperdiçam. Mas este não é o único inconveniente, se é que assim se pode chamar, provocado pela má gestão das quantidades de alimentos produzidos e pelo pouco planeamento do que é comprado por nós, consumidores finais, nas superfícies comerciais para consumo diário.
O desperdício alimentar gerado e não revalorizado provoca impactos nefastos ao nível da sustentabilidade do Planeta - Impactos sociais, ambientais e económicos - que podem ser minimizados.
 
Os excedentes da produção Têxtil e os seus produtos - Vestuário, Têxtil lar e outros - que passam de moda, deixam de nos servir, ou simplesmente já não os queremos usar são, à semelhança dos excedentes alimentares, bastante poluentes e com consequências elevadas ao nível do Ambiente. Veja-se o caso da produção de umas calças de ganga. Sabia que para se produzir apenas umas calças de ganga são necessários 32 kg de matéria-prima e 8000 litros de água? Sim, só mesmo para 1 unidade de calças de ganga. Agora imagine o impacto ambiental do número de calças de ganga que existem em Portugal e restantes países do mundo.
 
A plataforma digital do programa Zero Desperdício tem vindo, desde 2012, a medir os impactos de todos os excedentes alimentares que não chegam a ser desperdiçados, por recuperação da Rede Zero Desperdício. Consideramos importante mostrar as consequências do desperdício que a Rede Zero Desperdício evita, assim como consideramos extremamente útil que os cidadãos se envolvam cada vez mais com a temática da sustentabilidade do Planeta. Disponibilizamos duas calculadoras de sustentabilidade que permitem calcular os seus impactos positivos sobre o Planeta e Sociedade, ao evitar que se gere desperdício alimentar e têxtil na sua casa, na sua empresa, no seu habitat.
 
 

Calculadora - Consequências do desperdício alimentar


 
 
 

Calculadora - Consequências do desperdício têxtil

 
A Rede Zero Desperdício é composta por entidades que se preocupam em minimizar os seus desperdícios, quer na origem, como na pós-produção. Se considera que a sua entidade pode revalorizar os excedentes que produz e ser mais sustentável, Faça Parte da Rede Zero Desperdício.
 
Nada se Perde. Tudo se transforma.