Menu Fechar

CONVERSAS CIRCULARES | SESSÃO 3

Conversas circulares

CIDADES CIRCULARES: O PAPEL DOS MUNICÍPIOS E DOS CIDADÃOS NA ECONOMIA

A Zero Desperdício lança um Ciclo de Conversas Circulares em Tempos de Pandemia, cujo objetivo será trazer a temática da Economia Circular e Colaborativa para o centro das atenções, onde diversos oradores irão discutir as oportunidades da transição para uma economia circular.
&nbsp
A Sessão 3 sob o tema CIDADES CIRCULARES: O PAPEL DOS MUNICÍPIOS E DOS CIDADÃOS NA ECONOMIA conta já com as seguintes entidades confirmadas:
 
- CM PORTO | Filipe Araújo
- DECO | Andreia Almeida
- DGT Direção Geral do Território| Rita Zina
- LIPOR | Fernando Leite
- Projeto DO ZERO| Catarina Barreiros
 
Este é um evento que ocorrerá em formato de mesa-redonda organizado pela Associação Zero Desperdício, com o apoio institucional da Associação Smart Waste Portugal.
 
 
Link de inscrição para a Sessão 3 | CIDADES CIRCULARES: O PAPEL DOS MUNICÍPIOS E DOS CIDADÃOS NA ECONOMIA
 
 

 
ORADORES:
 

Conversas circulares Filipe Araújo
Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto.
Vereador do Pelouro da Inovação e Ambiente na Câmara Municipal do Porto (mandato 2013-2017).
Presidente do Conselho de Administração da Agência de Energia do Porto.
Presidente do Conselho de Administração da Associação Porto Digital.
Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Empresa Municipal de Ambiente do Porto, EM, SA
Membro do Conselho de Administração da LIPOR.
Presidente do Fórum do Ambiente da rede Eurocities.
Vice-Presidente do Fórum do Ambiente da rede Eurocities (2016 - 2018).
Membro do Conselho Consultivo da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações.
Membro do Conselho Consultivo do MIL (Media Innovation Labs) da Universidade do Porto.
Membro do Innovation Advisory Board da Universidade do Porto.
Licenciado em Engenharia Eletrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto.
M.Sc. em Telecomunicações pela UMIST - University of Manchester Institute of Science and Technology, Manchester, Reino Unido.
Foi Professor convidado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, entre 2007 e 2011.
Foi deputado da Assembleia Municipal do Porto entre 2005 e 2009.
Quadro superior de uma empresa de telecomunicações, entre 1999 e 2013.
Membro do Conselho de Administração da Fundação da Juventude, entre 2007 e 2013.
Conversas circulares ANDREIA ALMEIDA
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2011) e com Mestrado em Direito – Ciências Jurídicas Forenses pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (2014), é atualmente Jurista na DECO – Associação para a Defesa dos Consumidores - no Gabinete de Apoio ao Consumidor, prestando informação jurídica em matéria de Direito de consumo e realizando a mediação dos conflitos de consumo entre os consumidores e as entidades reclamadas, com vista à resolução extrajudicial desses conflitos e denunciando práticas ilegais e abusivas junto das entidades de regulação e supervisão. Adicionalmente é representante dos consumidores em entidades nas quais a DECO tenha representação em defesa dos consumidores e formadora em sessões de esclarecimento dirigidas aos consumidores.
Integra a equipa da iniciativa da DECO #plasticoamais.
Conversas circulares RITA ZINA
Rita Zina é Técnica Superior da Direção-Geral do Território onde, desde 2018, exerce funções na Divisão de Desenvolvimento Territorial e Política de Cidades, da Direção de Serviços de Ordenamento do Território, tendo apoiado a cooperação nacional, europeia e internacional em assuntos urbanos e política de cidades e participado na conceção do programa da Iniciativa Nacional Cidades Circulares (InC2) e na sua implementação.
É licenciada em Arquitetura, pela Faculdade de Arquitetura - Universidade Técnica de Lisboa (1997), diplomada em Estudos Avançados em Urbanismo, pela Faculdade de Arquitetura - Universidade de Lisboa (2014) e em Estudos Avançados em Gestão Pública, pelo INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (2017).
Exerce atividade como arquiteta desde 1998 e trabalhou em matérias de reabilitação urbana, planeamento urbano e ordenamento do território desde 2006, tendo desempenhado as funções de técnica superior e de coordenadora do Gabinete Técnico Local de Óbidos, entre 2006 e 2009 e de vereadora da Câmara Municipal de Óbidos entre 2009 e 2013.

&nbsp

Conversas circulares FERNANDO LEITE
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia do Porto, graduado com um Programa de Alta Direção de Empresas e frequência de diversos Cursos e Seminários de Especialização em Gestão Empresarial, Gestão Pública e Tecnologias do Ambiente.
Desempenhou os Cargos de Chefe de Divisão e posteriormente de Diretor de Departamento de Ambiente e da Qualidade de Vida da Câmara Municipal da Maia durante 12 anos (1988 a 2000).
Gestor da LIPOR, Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto desde 1980.
Administrador-Delegado da LIPOR, desde 2000.
Administrador da Maiambiente, EM.
Vice-Presidente da ACR+, Associação das Cidades para a Reciclagem.
Membro da Direção da AVALER, Associação de Entidades de Valorização Energética de Resíduos Sólidos Urbanos.
Vice-Presidente da Agência da Energia do Porto.
Consultor de Empresas.
Conversas circulares CATARINA BARREIROS
Fez mestrado em Arquitectura, trabalhou como stylist de moda, avançou para um Mestrado em Gestão e trabalhou em Marketing Digital. Primeiro num retalhista de moda, depois numa farmacêutica. Desde aí, debruçou-se sobre o mundo da sustentabilidade, que se tornou a base para tudo na sua vida. Fez consultoria para pequenos negócios, ministra workshops e formações e criou um projeto de comunicação para a sustentabilidade, o Do Zero, onde estuda alguns tópicos relacionados com sustentabilidade, para os comunicar com uma comunidade de pessoas que querem aprender sobre o tema. Quanto mais investiga, mais percebe que não existem respostas simples no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável.

 
MODERADORES:
 

Conversas circulares PAULA POLICARPO
Formada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa. Exerce a sua atividade profissional como jurista/assessora na área do ensino superior público, a par do exercício da cidadania ativa ligada a causas/associações de cidadãos e organizações sociais (detém o GOS/AESE). É cofundadora da DARIACORDAR | Zero Desperdício e atual Presidente da DARiACORDAR e detem o ECPC-B Professional DPO Certification emitidpo pelo the European Centre on Privacy and Cybersecurity, Maastricht University.
Desde 2011 são diversos os projetos e iniciativas que coordena relativos à prevenção da geração de resíduos, recuperação, reciclagem e reutilização de excedentes, através de modelos de economia circular e colaborativa, nomeadamente: desenvolvimento do Modelo Estratégico e Operacional do Programa Zero Desperdício; Palestras nacionais e internacionais (Comissão Europeia) para apresentação do Programa Zero Desperdício (estudo de caso de sucesso); Coleção de Livros Zero Desperdício e Alimentação saudável; Projeto Europeu Force – Cities Cooperating for Circular Economy e, Plataforma Digital "Share2Use" que visa evitar resíduos Têxteis e Alimentares e medir os respetivos impactos ambientais, económicos e sociais.
Conversas circulares VITOR VIEIRA
Mestre em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas pelo Instituto Superior Técnico, licenciado em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. Complementou sua formação académica , com uma bolsa de curta duração no Instituto Internacional de Análise de Sistemas Aplicados (IIASA), Laxenburg / Áustria e no Laboratoire d'informatique de Paris 6 (LIP6) - na Université Pierre & Marie Curie. Em 2020, conclui o programa de formação da ONU em Economia Circular e Desenvolvimento Sustentável.
Atualmente é assessor Sénior do Diretor Municipal de Ambiente, Espaços Verdes, Clima e Energia para as áreas de Economia Circular e Sustentabilidade da Câmara Municipal de Lisboa e Lisboa E-Nova - Agência de Energia e Ambiente de Lisboa. Na Câmara Municipal de Lisboa, foi Diretor Municipal de Higiene Urbana e ocupou diversos cargos de Direção nas áreas da gestão de resíduos e proteção civil
Antes de ingressar na Câmara Municipal de Lisboa foi bolseiro no Centro Investigação em Impactes Ambientais no Departamento de Ambiente da Faculdade de Ciências e Tecnologia na Universidade Nova de Lisboa.
Ao longo da sua vida profissional tem vindo a realizar um conjunto de atividades de docência, como docente convidado em diversas instituições de ensino superior, nomeadamente, Instituto Superior Técnico, Universidade Lusofona, Instituto Superior de Línguas e Administração e Universidade Europeia e trabalho de consultadoria em diversas empresas de engenharia e gabinetes de projeto