Menu Fechar

Dariacordar associa-se a Compromisso Zero Desperdicio

A DariAcordar, associação fundadora do movimento Zero Desperdício, associou-se ao Compromisso Zero Desperdício, projecto que pretende promover as boas práticas de sustentabilidade nas empresas e que conta com o apoio da Secretaria Geral do Comércio, Serviços e Defesa do Consumidor.

 

Promover a sustentabilidade e a economia circular

O Compromisso Zero Desperdício foi lançado ontem, dia 6 de Dezembro, através de uma campanha de sensibilização nas redes sociais e na página web do projecto https://compromisso.dariacordar.org/ onde as empresas podem preencher um formulário com a sua manifestação de interesse para fazer parte do Compromisso Zero Desperdício. Uma rede que as acompanha na adoção de medidas concretas que promovam uma produção mais inclusiva e sustentável, e que as ajuda a promover a circularidade dos seus resíduos. 

 

Campanha de alerta nas redes sociais

Sob o mote “Este é o zero que nos une”, esta é uma campanha de alerta que visa chamar a atenção das empresas portuguesas para um problema global: o desperdício em todas as suas formas. A campanha pretende unir as empresas no combate ao desperdício global para que façam parte deste movimento a caminho de uma economia circular, mais inclusiva e colaborativa com os valores da sustentabilidade em todas as suas vertentes: ambiental, económica e social.

 

Reconhecer as empresas pelas boas práticas 

O Compromisso Zero Desperdício é um reconhecimento de utilização de medidas que assentam na sustentabilidade e ajuda as empresas a adotar boas práticas na sua ação, promovendo iniciativas no terreno que alavanquem a transição para a sustentabilidade. Este é também um reconhecimento que visa premiar as organizações em três categorias: Boas Práticas de Sustentabilidade, Alimentar e Têxtil. A primeira categoria é transversal e pode ser aplicada a qualquer sector de atividade, já as últimas destinam-se a empresas da indústria alimentar e têxtil, respectivamente. 

 

Empresas mais alinhadas com os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável 

Ao abraçarem o Compromisso ZD, as empresas demonstram dar mais um passo em relação ao cumprimentos dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos pela ONU, alinhando as suas práticas com os critérios ESGs (Governação Ambiental, Social e Corporativa) e em conformidade com a Diretiva sobre o Reporte de Sustentabilidade Corporativo que propõe às empresas mais transparência sobre as suas políticas económicas, sociais e ambientais.