Menu Fechar

DESPERDÍCIO TÊXTIL EM PORTUGAL

A ZERO DESPERDÍCIO candidatou-se ao cofinanciamento do Fundo Ambiental, no âmbito da linha de financiamento “Educação Ambiental + Sustentável – Produção e Consumo Sustentáveis”, com o projeto “Share2Use”, o qual se materializa na WebAPP ZERO DESPERDÍCIO que permite combater o Desperdício Têxtil em Portugal.
Esta plataforma colaborativa será lançada em dezembro’20 e passará por uma fase de implementação em formato de projeto piloto com parceiros estratégicos. Visa assegurar a comunicação e partilha de excedentes têxtil, entre doadores e beneficiários reduzindo o desperdício e aumentando o ciclo de vida das peças de vestuário e/ou têxtil lar, através da revalorização, isto é reutilização, recuperação ou reciclagem, de acordo com os princípios da economia circular. Este projeto procura, à semelhança do que sucede no fluxo alimentar gerido pela ZERO DESPERDÍCIO, gerar um movimento de combate ao desperdício têxtil, assegurar a medição de impacto ambiental, económico e social no fluxo têxtil e promover a visibilidade destes impactos na comunidade de forma inovadora e educativa perspetivando a mudança de comportamentos, em prol do Planeta e da Sociedade.
 
No âmbito do projeto e com o objetivo de abordar e ouvir a indústria que se debate com a esta problemática em Portugal, a ZERO DESPERDÍCIO realizou um webinar sobre o “O DESPERDÍCIO TÊXTIL EM PORTUGAL: DESAFIOS E SOLUÇÕES”, no dia 9 de Dezembro’20 pelas 16h30, o qual contou com a participação do seguinte painel de oradores: André Gonçalves (Winning), Carmen Lima (Quercus), Luís Veiga Martins (Nova SBE), Paula Policarpo (Zero Desperdício), Susana Lopes (Lipor), Tiago Nicholas (Heavy London) e Vitor Vieira (Câmara Municipal de Lisboa).
 
Os interessados em assistir ao webinar inscreveram-se de forma gratuita na plataforma online ZOOM, através da seguinte ligação: INSCRIÇÃO.
 
Para realizar o download Press Release relativo ao Webinar Desperdício Têxtil em Portugal clique AQUI
 
***
 
Agradecemos a participação e os conhecimentos partilhados pelos oradores, bem como aos que assistiram ao webinar ao vivo.
 
Partilhamos com toda a COMUNIDADE ZERO DESPERDÍCIO o vídeo integral do Webinar "Desperdício Têxtil em Portugal: Desafios e Soluções"
 

****