Menu Fechar

A Economia Circular e a Saúde | Sessão 5

Conversas circulares

CONVERSAS CIRCULARES | SESSÃO 5

A Zero Desperdício lança um Ciclo de Conversas Circulares em Tempos de Pandemia, cujo objetivo será trazer a temática da Economia Circular e Colaborativa para o centro das atenções, onde diversos oradores irão discutir as oportunidades da transição para uma economia circular.
 
A Sessão 5 sob o tema "Economia Circular na Saúde: Desafios e Oportunidades" contará com os seguintes oradores e moderadores:
 
- Adalberto Campos Fernandes | Professor, Universidade Nova de Lisboa (Orador)
- Ana Sofia Lopes | Médica dentista e Coordenadora do projeto de economia circular "Pela saúde oral" na Zero Desperdício (Orador)
- António Donato | Membro do Conselho de Administração do Grupo TECNIMEDE (orador)
- Álvaro Beleza | Médico, Presidente da SEDES (Moderador)
- Paula Policarpo | Jurista, Presidente da associação Zero Desperdício (Moderador)
 
Este é um evento que ocorrerá em formato de mesa redonda organizado pela Associação DARiACORDAR / Zero Desperdício.
Para assistir e participar nas conversas circulares será necessária inscrição via ZOOM.
 
A Economia Circular e a Saúde

 

ORADORES:

Adalberto Campos Fernandes ADALBERTO CAMPOS FERNANDES
É Doutorado em Administração da Saúde pela Universidade de Lisboa, Mestre em Saúde Pública, Administração dos Serviços de Saúde, pela Universidade Nova de Lisboa, Licenciado em Medicina pela Universidade de Lisboa.
É especialista em Saúde Pública, detentor das Competências em Gestão de Serviços de Saúde e em Medicina Farmacêutica pela Ordem dos Médicos, Pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde pela Universidade Católica Portuguesa e em Alta Direção de Instituições de Saúde pela Escola de Direção e Negócios (AESE).
É professor da Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa tendo exercido atividade de coordenação e de docência em diversas instituições universitárias nas áreas da gestão e da administração da saúde.
Exerceu responsabilidades de gestão de topo em diversas entidades e instituições no setor da saúde (Hospital de Santa Maria, Hospital Pulido Valente, Centro Hospitalar Lisboa Norte, Hospital de Cascais, SAMS Prestação Integrada de Cuidados de Saúde).
Integrou o Grupo Técnico para a Reforma da Organização Interna dos Hospitais. Fez parte da equipa de coordenação do Programa de Cuidados de Saúde Hospitalares no âmbito do Plano Nacional de Saúde 2012-2016. Integrou o Conselho de Curadores do Centro Académico de Medicina de Lisboa. Integrou a Direção do INODES, Associação de Inovação e Desenvolvimento em Saúde. É membro da Fundação para o Serviço Nacional de Saúde. Integra o Conselho Geral da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. É membro da Academia Nacional de Medicina de Portugal. Integrou o Conselho Geral da Universidade de Évora. É membro da Direção do Colégio da Competência de Gestão dos Serviços de Saúde da Ordem dos Médicos.
É autor ou coautor de diversos trabalhos nas áreas da administração e da gestão dos serviços de saúde integrando diversas associações e sociedades científicas nacionais e internacionais.
Fonte: https://www.portugal.gov.pt
Dra. Ana Sofia Lopes ANA SOFIA LOPES

-Médica Dentista pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz, OMD 3212;

-Programa internacional de Pós-Graduação em Prostodontia, New York University College of Dentistry em full time;

-Programa internacional de Pós-Graduação em Implantologia New York University College of Dentistry em full time;

-Especialista em Cirurgia Oral pela Ordem dos Médicos Dentistas;

-Aluna Doutoramento na Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa;

-Diretora clínica e prática exclusiva em cirurgia oral na Malo Dental Cascais;

-Membro palestrante do Congresso Internacional de Implantologia Oral (ICOI).

-Membro da Academia de Osseointegração (AO)

-Coordenadora de projeto de economia circular e sustentável na Saúde Oral, na Zero Desperdício

António Donato ANTÓNIO DONATO
Licenciatura em Ciências Farmacêuticas – Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
MBA – Instituto de Economia e Gestão (ISEG), Universidade Técnica de Lisboa
Doutorando em Ciências Farmacêuticas – Faculdade de Farmácia da Universidade de CoimbraVice-Presidente do Grupo Tecnimede
Docente convidado da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra
Docente do Programa de Doutoramento em Ciências Farmacêuticas, integrado na Unidade de Assuntos Regulatórios e Patentes
Docente do Curso de Especialização em Gestão e Direção em Saúde da Universidade de CoimbraVogal da Direção da APIFARMA (Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica) - 2019 →
Membro do Conselho de Administração UC / Tecnimede - Investigação, Desenvolvimento Tecnológico e Internacionalização - 2013 →
Membro do Board da Medicines for Europe - 2009 → 2019
Membro do Conselho de Administração da Agência de Desenvolvimento Regional (2009/2010)

MODERADORES:

Álvaro Beleza ÁLVARO BELEZA
Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria.
Além de lecionar Medicina Tranfusional na Faculdade de Medicina de Lisboa, desempenhou diversos cargos na Ordem dos Médicos, tendo integrado o Conselho Nacional Executivo da instituição entre 2007 e 2011.
Militante do Partido Socialista desde 1985, integrou o Secretariado Nacional (2011-2014) e faz parte, desde 2011, da Comissão Política Nacional.
Presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social, desde junho de 2020.
Conversas circulares PAULA POLICARPO
Formada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa. Exerce a sua atividade profissional como jurista/assessora na área do ensino superior público, a par do exercício da cidadania ativa ligada a causas/associações de cidadãos e organizações sociais (detém o GOS/AESE). É cofundadora da DARIACORDAR | Zero Desperdício e atual Presidente da DARiACORDAR e detem o ECPC-B Professional DPO Certification emitidpo pelo the European Centre on Privacy and Cybersecurity, Maastricht University.
Desde 2011 são diversos os projetos e iniciativas que coordena relativos à prevenção da geração de resíduos, recuperação, reciclagem e reutilização de excedentes, através de modelos de economia circular e colaborativa, nomeadamente: desenvolvimento do Modelo Estratégico e Operacional do Programa Zero Desperdício; Palestras nacionais e internacionais (Comissão Europeia) para apresentação do Programa Zero Desperdício (estudo de caso de sucesso); Coleção de Livros Zero Desperdício e Alimentação saudável; Projeto Europeu Force – Cities Cooperating for Circular Economy e, Plataforma Digital "Share2Use" que visa evitar resíduos Têxteis e Alimentares e medir os respetivos impactos ambientais, económicos e sociais.