Menu Fechar

Conversas Circulares | Sessão 1

Conversas Circulares

Sessão1 | BARREIRAS E OPORTUNIDADES NA ECONOMIA CIRCULAR

A Zero Desperdício lança um Ciclo de Conversas Circulares em Tempos de Pandemia, cujo objetivo será trazer a temática da Economia Circular e Colaborativa para o centro das atenções, onde diversos oradores irão discutir as oportunidades da transição para uma economia circular.
 
A Sessão 1 sob o tema "Barreiras e Oportunidades na Economia Circular" contará com as entidades:
 
- Smart Waste Portugal
- IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação
- CIP Confederação Empresarial de Portugal
- NOVA SBE
- SEDES Associação para o Desenvolvimento Económico e Social
 
Este é um evento que ocorrerá em formato de mesa redonda organizado pela Associação Zero Desperdício, com o apoio institucional da Associação Smart Waste Portugal.
 
Para assistir e participar nas conversas circulares que ocorrerão entre 11 de março e 8 de abril, será necessária inscrição via ZOOM, para cada uma das sessões individuais.
 
Link de inscrição para a Sessão 1 |"Barreiras e Oportunidades na Economia Circular": https://zoom.us/webinar/register/5116142637296/WN_9sZ-msOUSTmlsfIdHktfXA
 
 
Economia Circular
 
 
ORADORES:
 

SILVIA MACHADO_CIP SÍLVIA MACHADO:
Licenciada em Engenharia Química pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Com formação em ACV, Sistemas de Gestão de Qualidade, Ambiente, Energia e Integrado, e Gestão de PMEs.
Iniciou a sua atividade profissional em 1996 como investigadora no sector petroquímico na multinacional Repsol Química em Tarragona, Espanha.
De regresso a Portugal, após uma breve passagem pelo ensino, participou como colaboradora da CCDR Centro (DRA-C) no desenvolvimento dos Contractos de Adaptação Ambiental da Indústria, entre 1998 e 2000.
Em 2000 iniciou a sua atividade como consultora de Ambiente para a Indústria Cerâmica na APICER, Associação onde até 2019 foi a responsável de Ambiente e Assuntos Europeus. Iniciou a colaboração com a CIP – Confederação Empresarial de Portugal como consultora de Ambiente em 2017, sendo atualmente Assessora Sénior da Confederação para os temas de Ambiente e Clima, e coordenadora do CENAC- Conselho Estratégico Nacional de Ambiente e Clima.
Membro da CCAIA - Comissão Consultiva da Avaliação de Impacto Ambiental e da CPCIPComissão Consultiva da Prevenção e Controlo Integrados da Poluição.
A nível Europeu é membro do Comité para os Assuntos Industriais, do Grupo de Trabalho Ambiente e da TaskForce Comércio&Clima da BusinessEurope – Confederação Europeia de Empresas.
Conversas circulares JOÃO PIMENTEL
Licenciado em Geologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e Pós Graduado em Gestão para Executivos, pela Escola de Pós-Graduação da Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa.
Foi Técnico Superior da Direção Geral da Indústria, tendo exercido funções na Direção de Serviços das Indústrias dos Minerais não Metálicos (1995-2001) e na Direção de Serviços de Modernização Industrial (2001 a 2003).
Foi Chefe da Divisão de Licenciamento da Atividade Industrial, da Direção de Serviços de Indústria e Recursos Geológicos, da Direção Regional da Economia de Lisboa e Vale do Tejo, de julho 2004 a setembro de 2007.
Foi Diretor de Serviços da Qualidade da Direção Regional da Economia de Lisboa e Vale do Tejo, de setembro 2007 a maio 2012,
Foi Diretor de Serviços de Indústria e Recursos Geológicos da Direção Regional da Economia de Lisboa e Vale do Tejo, de maio 2012 a outubro 2014. No mesmo período, e durante 8 meses acumulou a coordenação da Direção de Serviços do Comércio, Serviços e Turismo.
Foi Diretor Regional da Economia de Lisboa e Vale do Tejo em suplência de novembro 2014 a abril 2015. Nesta qualidade, foi:
- Membro do Conselho Regional da CCDR de Lisboa e Vale do Tejo.
- Membro do Conselho Consultivo da Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP, I.P.
É Diretor de Proximidade Regional e Licenciamento do IAPMEI, de maio de 2015 até à presente data.
É membro do Conselho de Administração do Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro.
Conversas circulares LUÍS VEIGA MARTINS
Associate Dean for Comunity Engagement & Sustainable Impact and Chief Sustainability Officer na Nova School of Business and Economics, desempenhando também funções de Diretor Geral da CELPA - Associação da Indústria Papeleira.
Adicionalmente é Consultor Externo na prestação de serviços, no âmbito de ambiente e sustentabilidade, a entidades Públicas e Privadas, em Portugal e no estrangeiro. O seu conhecimento e área de especialização são fatores muito diferenciadores no auxílio a empresas e países emergentes, com experiência incipiente ou inexistente em projetar e operar sistemas de recuperação e reciclagem, quer ao nível central como local.
Conversas circulares ÁLVARO BELEZA
Diretor do Serviço de Sangue do Hospital de Santa Maria.
Além de lecionar Medicina Tranfusional na Faculdade de Medicina de Lisboa, desempenhou diversos cargos na Ordem dos Médicos, tendo integrado o Conselho Nacional Executivo da instituição entre 2007 e 2011.
Militante do Partido Socialista desde 1985, integrou o Secretariado Nacional (2011-2014) e faz parte, desde 2011, da Comissão Política Nacional.
Presidente do Conselho Coordenador da SEDES – Associação Para o Desenvolvimento Económico e Social, desde junho de 2020.
Conversas circulares LUÍSA MAGALHÃES
Licenciada em Engenharia do Ambiente pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa no ano de 2002. Simultaneamente, obteve o grau de Mestre em Diagnóstico Ambiental pela Universidade de Cranfield, Reino Unido, com a aprovação da dissertação da tese em Tratamento Biológico para os efluentes gerados numa empresa produtora de vinhos do Porto. Em setembro de 2002, integrou os quadros da empresa Sociedade Portuguesa de Inovação, SA, onde exerceu funções de Consultora em projetos nacionais e internacionais, nomeadamente nas áreas da inovação, e-learning, empreendedorismo, agricultura e ambiente. Em março de 2004, foi nomeada Assessora do Gabinete do Vereador responsável pelo pelouro de Higiene Urbana e Resíduos Sólidos da Câmara Municipal de Lisboa. Em outubro de 2005, inicia a sua colaboração com a Lisboa E-Nova, desempenhando funções técnicas de apoio aos projectos de intervenção, comunicação e informação. Em setembro de 2016 iniciou funções como Diretora Executiva do Smart Waste Portugal - Business Development Network.

 
MODERADORES:
 

Conversas circulares PAULA POLICARPO
Formada em Direito pela Universidade Católica de Lisboa. Exerce a sua atividade profissional como jurista/assessora na área do ensino superior público, a par do exercício da cidadania ativa ligada a causas/associações de cidadãos e organizações sociais (detém o GOS/AESE). É cofundadora da DARIACORDAR | Zero Desperdício e atual Presidente da DARiACORDAR e detem o ECPC-B Professional DPO Certification emitidpo pelo the European Centre on Privacy and Cybersecurity, Maastricht University.
Desde 2011 são diversos os projetos e iniciativas que coordena relativos à prevenção da geração de resíduos, recuperação, reciclagem e reutilização de excedentes, através de modelos de economia circular e colaborativa, nomeadamente: desenvolvimento do Modelo Estratégico e Operacional do Programa Zero Desperdício; Palestras nacionais e internacionais (Comissão Europeia) para apresentação do Programa Zero Desperdício (estudo de caso de sucesso); Coleção de Livros Zero Desperdício e Alimentação saudável; Projeto Europeu Force – Cities Cooperating for Circular Economy e, Plataforma Digital "Share2Use" que visa evitar resíduos Têxteis e Alimentares e medir os respetivos impactos ambientais, económicos e sociais.
Conversas circulares ANDRÉ MACHADO
André Machado Gonçalves detém um background de consultoria de mais de 5 anos experiência com projetos bandeira ligados à Inovação, Empreendedorismo, Gestão de Investimentos, Gestão de Processos e Transformação Organizacional. Tem exercido a sua prática no contexto dos Sistemas de Informação, onde desenvolve a maioria dos seus projetos, complementando com projetos ligados à Economia Social e Sustentabilidade.
Atualmente assume a responsabilidade pela inovação técnica, desenvolvimento e garantia de qualidade da execução dos serviços nas vertentes de Consultoria e Formação. Como formador, detém uma vasta experiência nesta área, contando no seu curriculum com o desenho e entrega de áreas formativas desde Inovação, Business Case, Gestão de Projetos e Gestão da Comunicação.